Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 26 de Janeiro de 2022

Sábado, 17 de Outubro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

A típica Aldeia da Cortelha, em plena freguesia de Salir, volta a receber no próximo dia 8 de Novembro, mais um Passeio Pedestre de São Martinho. Com o aroma da Castanha Assada, a organização pretende assim proporcionar um Domingo diferente dando a conhecer o interior algarvio.

Tendo como principal objectivo divulgar e dinamizar a Serra do Caldeirão, a organização a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, pretende com o Passeio Pedestre de S. Martinho mostrar a todos os participantes as veredas, mas também as belas paisagens da zona da Cortelha.

Mas esta é uma caminhada diferente, pois além de percorrer inúmeros trilhos, irá certamente proporcionar um contacto com natureza único nesta altura do ano em que o interior do concelho de Loulé, apresenta um tom avermelhado provocado pela extensa área de medronhal existente nesta zona.

Ao longo do percurso de aproximadamente 8 kms, os participantes podem observar uma panorâmica invejável, avistando inclusive a Vila de Salir, mas podem também visitar um Moinho de Vento, envolver-se no típico Casario Tradicional de Xisto, beber água das diversas Fontes, símbolo muito presente no património rural do Caldeirão e deslumbrarem-se com a Igreja do Barranco do Velho.

O adro da Igreja ou Capela do Barranco do Velho faz desta um dos mais belos miradouros do Algarve, abrangendo vastos horizontes de montes cobertos de sobreiros e medronheiros. Tendo sido construída no cimo do monte em 1944, é uma edificação que apesar de pertencer a uma família da região, mantém-se útil à população, pois continua a celebrar-se neste edifício a habitual Missa de Domingo.

No que ao programa do Passeio Pedestre diz respeito, a concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h. De referir ainda que no final todos os participantes poderão degustar um verdadeiro magusto serrano, onde certamente não irão faltar as castanhas, a batata-doce, o chouriço, o queijo, o pão caseiro e a aguardente de medronho.

As inscrições têm um custo de 5 € e devem ser efectuadas até ao próximo dia 6 de Novembro em www.amigosdacortelha.pt ou ainda pelo telemóvel 961411278.

Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir.