Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha
A Feira da Serra, que se realizou nos passados dias 11, 12 e 13 de Dezembro, em Loulé, teve honras de transmissão em directo na RTP1, através de uma vasta emissão do Programa das Festas. Ao longo da tarde do dia 12 de Dezembro, a emissão da RTP1 foi dedicada à divulgação e mostra das tradições e costumes do interior algarvio.
A partir do recinto da Feira da Serra, localizado no Pavilhão do NERA, em Loulé, foram efectuadas diversas reportagens com artesãos e produtores da serra algarvia.
Mas o recente programa da RTP1 que vai para o ar aos Sábados à tarde, também teve alguns momentos de animação e pelo palco passaram diversas artistas e grupos, nomeadamente o Toy, Flor de Lis e como não podia deixar de ser, a representar a cultura das serranias algarvias, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
O grupo fundado em 2003, apresentou no Programa das Festas, um baile de roda, intitulado “Olé Chegou e Bateu”, uma melodia que mostra as antigas sonoridades das freguesias do interior do concelho de Loulé, particularmente, das freguesias de Salir, Ameixial, Querença, Tor, Alte e Benafim.
Recorde-se que o Programa das Festas pretende dar a conhecer todas as Festas, Feiras e Romarias espalhadas pelo país. As festas religiosas, as gastronómicas, as seculares, as medievais, das colheitas, de cariz económico e cultural. Festas, Feiras e Romarias para todos, em directo e ao longo de todo o ano!
O programa promete desvendar e divulgar os saberes tradicionais, a gastronomia, a etnografia, o passado, mas também a modernidade das regiões portuguesas.
Semanalmente a equipa da RTP1 está em directo a partir de uma Festa, Feira, Romaria ou Festival português. Toda uma tarde de conversas e reportagens sobre as tradições, a cultura e a economia local – em torno das histórias e do povo que somos.
Esta emissão da RTP1 em directo da Feira da Serra, foi possível devido ao forte empenho da Câmara Municipal de Loulé e da própria produção do programa, a qual possibilitou uma enorme divulgação dos produtos artesanais da Serra do Caldeirão, para todo o mundo, através da RTP Internacional.