Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 26 de Janeiro de 2022

Terça, 04 de Novembro de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Passeio PedestreOs interessados em participar no Passeio Pedestre de S. Martinho, que se realiza no próximo dia 9 de Novembro, na aldeia da Cortelha, tem agora a oportunidade de se inscreverem no própria dia do evento.

A organização com o objectivo de facilitar o processo de inscrição no Passeio Pedestre de S. Martinho, aumentou o prazo e simplificou o esquema de inscrição. Assim sendo todos os interessados em participar no evento devem enviar o seu nome e contacto para o email: passeio@amigosdacortelha.pt ou recolherem toda a informação através do telefone 961411278.

No dia do Passeio, estará disponível um secretariado entre as 08h00 e as 09h00, na zona de partida, a sede da Associação dos Amigos da Cortelha, onde pode também fazer a sua inscrição.

Todas as inscrições devem ser pagas no secretariado entre as 08h00 e 09h00, também no dia 9 de Novembro.

De voltar a lembrar que o Passeio Pedestre de S. Martinho da Cortelha, vai percorrer diversos elementos do património rural, tais como fontes, noras, moinhos e barragens.

Os medronheiros bem compostos nesta altura do ano e a visita a um moinho de vento recuperado, onde os visitantes poderão observar a sua constituição, também vão proporcionar momentos bastantes agradáveis.

O moinho de vento é um imóvel característico da Serra do Caldeirão, sendo um marco distintivo na paisagem rural é também a evidência da sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente.

Em tempos foram utilizados para a moagem do trigo, conferindo assim maior rendimento aos moleiros e às populações que dependiam desta actividade. O percurso de nível médio terá cerca de 8 Kms e vai oferecer aos participantes paisagens deslumbrantes da Serra do Caldeirão, num ambiente único.

A concentração está marcada para as 8:00h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h. De referir ainda que no final todos os participantes poderão degustar um verdadeiro magusto serrano, onde certamente não irão faltar as castanhas, a batata-doce, o chouriço, o queijo, o pão caseiro e a aguardente de medronho.